Brasil entrega barragem gigante de R$ 365,7 milhões no Rio Grande do Sul, capaz de formar lago artificial com 138 milhões de m³ de água, o equivalente a 55,3 mil piscinas olímpicas e área maior que 2,5 mil campos de futebol

ANA ALICE – CPG

Estrutura hídrica em São Gabriel reúne investimento milionário, reservatório de grandes proporções e etapas técnicas que ainda definem quando a água chegará às áreas agrícolas previstas no projeto.

O governo do Rio Grande do Sul entregou, em 01 de abril de 2026, a estrutura principal da Barragem Jaguari, em São Gabriel, na Fronteira Oeste.

A obra recebeu R$ 365,7 milhões em investimentos estaduais e federais e foi planejada para ampliar a oferta de água para irrigação, reduzir perdas provocadas por estiagens e ajudar no controle de cheias na região.

A barragem fica no distrito de Suspiro, na divisa com Lavras do Sul, e foi construída sobre o arroio Jaguari.

Comemorando os 50 anos de RUDERSON MESQUITA SOBREIRA

Hoje o Ruderson Mesquita Sobreira comemora seus 50 anos. E reúne seus amigos para comemorar.

Conheci o Ruderson no ano de 2002 e desde lá sempre fomos bons e grandes amigos. Nesse ínterim de mais de 2 décadas pude conhecer bem o Ruderson. É uma pessoa que adotou nossa cidade e sempre fez o melhor por todos, por todos mesmo.

O Ruderson carrega os traços do nordestino que criou-se no MT e sempre entendeu o gênero humano. Sempre contou-me, com muito orgulho, sobre suas raízes nordestinas e nunca escondeu, pelo contrário, sempre ressaltou sua origem.

Por alguma razão, sempre foi meu amigo e sempre foi muito sincero comigo. Sempre falamos aspectos de nossas vidas pessoais e nunca escondeu nada de ninguém. Sua vida é aberta e é muito franco em tudo..

Outro dia, descobri que o ministro do presidente Lula era Camilo Sobreira Santana e quando disse isso ao Ruderson, logo veio a história de sua origem e a familiaridade com o Ministro.

Ruderson é – sobretudo – um grande democrata, sempre aceitou bem a minha condição de petista e nunca me proferiu uma crítica que fosse. Tudo sempre foi muito harmônico, pacífico e amistoso. É básico esse respeito que deve haver nas amizades.

Eu entendo a harmonia do seu Sagrillo com o Ruderson, é uma amizade de pai para filho e o seu Sagrillo também foi sempre muito amável para comigo.

Eu me lembro quando a Eliziane cursava Mestrado em Erechim, mestrado particular, foram 3 anos de muito aperto, muita dificuldade. Eu entreguei a casa que eu alugava do Dr. José Nunes Garcia e aluguei 2 peças da Dona Marica, que era empregada da Marta Marchiori. Um ambiente muito singelo, tudo muito simples, mas eu precisava pagar aluguel para a Eliziane estudar em Erechim, a mensalidade do Mestrado era cara e ainda tinha as viagens a cada 15 dias. Num dia, no mês de dezembro, o Ruderson bateu na casa, atrás de mim, com um convite para eu participar da janta do Hospital. Entrou, sentou-se e conversou comigo, sempre com seu estilo amável e dócil.

Assim é o Ruderson, quem ele escolhe para amigo, ele não olha para a vida material da pessoa, uma característica muito singular sua.

No meio do tiroteio que eu sofri, nunca ouvi uma crítica sua acerca de minhas posições, sempre encarou tudo numa boa, respeitando o espaço de cada um, embora a minha recíproca também fosse verdadeira.

É muito mais que um amigo, é um verdadeiro Irmão, tanto que ele me chama sempre de Irmão. Quando me enviou, com bastante antecedência, a comemoração do seu aniversário de 50 anos, que será hoje a noite, ele, com polidez e carinho, ressaltou a relevância de minha presença e reafirmou aspectos de nossa amizade, que já dura 24 anos.

Eu sei que hoje ele estará cercado de amigos e pessoas que lhe são próximas e sei bem como ele trata a todos com respeito e fidalguia.

Desejo felicidades ao Ruderson, vida longa e outro dia, conversando o Giovani Pedroso, dono de um trailer em frente a prefeitura, ele me saiu com uma: eu ainda queria ver o Ruderson de prefeito de Santiago, imagina o brinco que ele faria de nossa cidade.

Não sei se todas as pessoas já pararam para pensar no que virou a Saúde em Santiago? Temos atendimento de pequena, média e alta complexidade e hoje é comum as pessoas virem de Santa Maria para consultar em Santiago. O atendimento de alta complexidade, com neurocurgias cerebrais, o INCOR, Instituto do Coração em Santiago, transformou nossa cidade em um centro especializado de alta complexidade, somente tendo em CAXIAS e PORTO ALEGRE atendimento similar.

Talvez seja por isso que Giovani Pedroso o quer ver prefeito de Santiago. Honestamente, eu nem sei se Ruderson largaria sua obra no Hospital Regional de Santiago, mas é um nome fantástico para jogar Santiago num pólo regional de desenvolvimento. Tomara que o Giovani tenha razão.

Sucesso ao Ruderson, muitas felicidades a esse amigo, amigo de Verdade, um homem gigante, um forte e um bravo que Deus colocou em nossas vidas. E 50 anos ainda é um homem novo e vamos ver o que mais Deus tem em sua vida.

 

Dois respeitáveis advogados de nossa cidade

Nessa foto, o advogado criminalista Dr. Dionísio Costa e o Dr. José Nunes Garcia, advogado e defensor público, forte e firme mesmo aos seus 94 anos.

Sou amigo de ambos e sei o quanto me honra essas amizades, são dois bravos e destemidos advogados.

O que chama muito a atenção, é o Dr. José Nunes Garcia completou 94 anos agora dia 21 de maio. E tem uma saúde espetacular e é pai do Advogado Júlio Garcia e avô da psicologa Laís Garcia.

Encontro entre amigos

Dois grandes amigos meus enviaram-me essa foto. A senhora da foto é Dona Eva Brum, faxineira aposentada do colégio Cristóvão Pereira e mãe do Deputado Federal MARCELO BRUM, PODEMOS. O outro, é o maior nome nossa da psicanálise, sendo Mestre e Doutor em Psicanálise pela UFRGS, DAVI DAMIAN, amigo da família.

O Marcelo enviou-me a foto e está eufórico com a ascensão de sua pré-candidatura a deputado federal. O Davi é vizinho da dona EVA e sempre chega la para cumprimentar os amigos. E são meio vizinhos.

E para minha alegria, o amigo DAVI DAMIAN esteve em nosso escritório no final da tarde, quando saia do seu consultório. É sempre uma visita muito agradável e sempre muito falante, contador de histórias e sempre enriquece suas versões com DELEUZE, GUATARRI e FOUCAULT.

Esse é o lado bom de Santiago e como é gratificante as nossas amizades e nossos círculos sociais de nossas famílias,

Eu e o DAVI conversamos muito, mas até hoje nunca tocamos em política partidária, nunca perguntei em quem ele vota e nem ele nunca me falou nada similar.

Só a Liti não apareceu na foto, embora seja psicanalista e grande admiradora do jovem amigo DAVI DAMIAN,