ANA ALICE – CPG

Estrutura hídrica em São Gabriel reúne investimento milionário, reservatório de grandes proporções e etapas técnicas que ainda definem quando a água chegará às áreas agrícolas previstas no projeto.
O governo do Rio Grande do Sul entregou, em 01 de abril de 2026, a estrutura principal da Barragem Jaguari, em São Gabriel, na Fronteira Oeste.
A obra recebeu R$ 365,7 milhões em investimentos estaduais e federais e foi planejada para ampliar a oferta de água para irrigação, reduzir perdas provocadas por estiagens e ajudar no controle de cheias na região.
A barragem fica no distrito de Suspiro, na divisa com Lavras do Sul, e foi construída sobre o arroio Jaguari.
